POR QUE OS PACIENTES PODEM OPERAR IMPLANTES DENTÁRIOS ZIGOMÁTICOS EM NATAL-RN, PRINCIPALMENTE OS MAIS IDOSOS?

Em consultas de avaliação tenho recebido, ultimamente, diversos pacientes relatando que passaram por dentistas especialistas em implantes ou próteses, e estes lhes disseram não existir profissionais qualificados o suficiente para realizar implantes zigomáticos em Natal-RN.

A abordagem desses profissionais para com os pacientes é falaciosa, enganosa e denota uma insegurança que beira ao charlatanismo negacionista. Ao não desejar a presença no mercado potiguar de profissionais exemplares, e que solucionem os problemas de falta de osso dos pacientes, esses dentistas que omitem a existência de implantodontistas potiguares que realizem zigomáticos, mesmo sabendo que eles existem, apenas demonstram que estão mais interessados em suas reservas de mercado e abarcar todos os pacientes para si.

Além disso, percebo que boa parte deles ainda enaltecem profissionais externos, afirmando que são os únicos com a capacidade de operar os implantes zigomáticos de forma efetiva. Sendo assim, quando questionados pelos pacientes sobre os implantes zigomáticos afirmam que a única forma de realizá-los é contratando profissionais de fora do estado, os quais os pacientes ainda teriam que arcar com custos de estadia e passagens aéreas, para assim realizar seus procedimentos cirúrgicos com esses profissionais indicados por eles.

Por uma odontologia mais ética

Senti aqui a necessidade de postar sobre isso, visto que a sociedade potiguar não pode ser prejudicada, e os nossos queridos pacientes desavisados não podem ficar apenas com a opção de reconstruções agressivas de enxertos ósseos completos, aumentado o grau de morbidade pós-operatória, ou com cirurgias de implantes dentários zigomáticos realizadas apenas por dentistas de fora do estado, por conta de profissionais negligentes com o que poderia ser oferecido de melhor aos pacientes, dentro de sua cidade natal.

Todo cirurgião-dentista, ao se formar, como primeiro ato profissional, ainda na sua colação de grau, ele se vê obrigado a realizar os 3 juramentos da Odontologia, que seguem abaixo:

 Juramento de Hipócrates
“Prometo que, ao exercer a Odontologia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens”.

Juramento Ético do Cirurgião-Dentista
“Juro solenemente fazer dos pacientes a razão e a finalidade principal da minha vida profissional; Dar-lhes o melhor de mim mesmo, sem distinguir raça, sexo, ideologia, credo religioso, estado civil ou condição social; Exercer a odontologia com a observância das leis do país, das normas do Conselho Federal e Regional e dos preceitos do Código de Ética Odontológica, acatando-os e reconhecendo-os publicamente como obrigatórios; Assim procedendo, possa eu merecer o respeito e o melhor juízo dos meus colegas e da comunidade; se não respeitá-los que me suceda o contrário. É o que prometo.”

Juramento da Organização Mundial de Saúde
“No momento em que sou admitido como Cirurgião-Dentista, juro: consagrar minha vida a serviço da humanidade; ter para com os meus mestres respeito e gratidão; exercer a minha profissão com dignidade e consciência; ter a saúde do meu paciente como a minha maior preocupação; respeitar os segredos que me forem confiados; manter por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da Odontologia; considerar meus colegas como irmãos; jamais permitir que preconceitos de religião, nacionalidade, raça, credo político ou situação social se interponha entre os meus deveres e meu paciente; conservar o máximo de respeito pela vida humana; nunca utilizar meus conhecimentos contra a lei dos homens. Faço este juramento para honra minha, solene e livremente”.

Mas ora, lendo esses juramentos percebo quantas coisas contidas neles estão sendo negligenciadas de uma vez só aos pacientes desejosos de uma odontologia de ponta, ainda que em um País de terceiro mundo. Sim, pois podemos oferecer o melhor aos nossos pacientes potiguares. Todos aqui são merecedores de propostas decentes, honestas e condizentes com o melhor e com a verdade digna. Fazer isso é, sim, desejar o que de melhor pode ser entregue ao maior beneficiário: o paciente de implantes dentários em natal-rn.

Por que os idosos são ainda mais indicados para implantes zigomáticos que os pacientes mais jovens?

Perceba uma enorme crença do passado, com frase pronta dos nossos queridos idosos, baseada em negativismo coletivo: “Dr. Daniel, não quero fazer implantes dentários nem zigomáticos. Quero apenas trocar minha prótese velha de 20 anos atrás, pois já tenho mais de 70 e estou perto de morrer. Sendo assim, pra que investir?”

Que coisa! Não pense agora que ao afirmar que quando me falam isso com uma certa frequência eu estou sendo injusto. Por mais incrível que possa parecer, isso é mais frequente do que os Dentistas afirmarem com não existe alguém qualificado para fazer implantes zigomáticos em Natal-RN.

Quer saber? Não sei o que é pior: falar isso ou acreditar nisso. Imagine se pudéssemos, ao nascer, saber exatamente o dia em que irámos morrer. Imagine que, por apenas um segundo, escutássemos, dos anjos, a data exata em que desencarnaríamos. Te pergunto, ao saber disso, viveríamos aproveitando mais as pequenas coisas e sem se importar muito com preocupações, ou estaríamos muito mais estressados ao saber exatamente quantos grãos de areia nos restariam na ampulheta da vida?

Meus queridos, nunca se sabe o dia de amanhã. Idosos muito bem de vida perdem suas vidas como um sopro por uma queda ou infecção hospitalar devido uma gripe de rotina. Idosos muito mal de saúde, às vezes, ganham uma sobrevida de mais uns 25 anos após um diagnóstico maligno. Há trilhões de fatores envolvidos, e, à cada dia que passa, novos estudos nos trazem uma luz às prováveis causas de doenças antes consideradas fatais.

Fazer cirurgias de implantes dentários é garantir uma qualidade de vida extremamente evoluída com próteses fixas sobre implantes dentários para um amanhã próximo. Além disso, é desfrutar melhor das coisas que se pode fazer e é também poder se alimentar e consumir nutrientes de forma exponencialmente superior, quando comparamos com próteses removíveis. Estas últimas estão relacionadas à stress diário, insatisfações, infecções por fungos, inflamações bucais em todas as estruturas de apoio das próteses etc.

Dito isto, garanto que não só erram os parentes e amigos dos idosos que concordam com tal afirmação negativa do não merecimento, bem como erram os profissionais dentistas que não indicam que seus pacientes operem com dentistas potiguares de excelência. Garanto que nunca existiu uma época tão boa e cheia de benefícios para os idosos operarem seus implantes como a época atual, que já comemora cerca de 55 anos da descoberta do princípio da osseointegração, e cerca de 36 anos desde o primeiro artigo publicado sobre implantes realizados nos ossos zigomáticos pelo Professor Dr. Per-Ingvar Brånemark.

Ganhos em tecnologia, profissionais qualificados e menos negligentes, abordagens humanizadas, riscos cirúrgicos e controle clínico médico atuante fizeram com que tenhamos operado com muito sucesso até pacientes 90+ nos últimos anos. Isso é algo nunca antes imaginado num passado até mais recente.

Considerações Finais

Os implantes zigomáticos e a prótese fixa protocolo são excelentes alternativas para pacientes que desejam reabilitação completa, mesmo em casos de perda óssea severa.

Há Dentistas capacitados em implantes zigomáticos na cidade de Natal-RN, que podem, com muito sucesso, reabilitar seguramente o paciente que perdeu, severamente, estrutura óssea maxilar há muitos anos.

Para pacientes que buscam uma solução definitiva e confiável, o Diagnóstico Personalizado com um especialista em implantodontia é o primeiro passo.

Um planejamento adequado e o uso de tecnologias avançadas garantem que cada caso seja tratado de forma única e com resultados individualmente excepcionais.

Interessado em saber se o implante zigomático é a melhor opção para você? Agende um Diagnóstico Personalizado com o Dr. Daniel Coutinho, especialista em Implantodontia e Prótese Dentária, e conheça as possibilidades de reabilitação oral avançada em Natal-RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Daniel Coutinho
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?